Saúde mental na odontologia: como manter uma rotina de trabalho saudável?

     Todos que trabalham em um consultório odontológico sabem da rotina árdua que enfrentam, onde, muitas das vezes, falta tempo para concluir todas as tarefas a serem executadas.

     Neste cenário, constantemente é necessário priorizar o que é mais urgente e executar essas tarefas primeiro, o que deixa uma série de atividades a serem feitas em segundo plano. Consequentemente, o resultado desse cenário é o acúmulo de trabalho, colocando os profissionais sob pressão e gerando resultados negativos.

     Tal pressão pode comprometer a produtividade de todos os envolvidos, afinal, no consultório odontológico há a questão de horas marcadas e agendamentos, o que requer que aquele compromisso seja atendido no momento correto.

     Como trabalhar nessas circunstâncias desafiadoras e reduzir o estresse no trabalho? É possível manter a saúde mental frente a uma rotina desgastante? E os pacientes? Como atendê-los de forma satisfatória quando há tamanha pressão?

     Preparamos esse artigo para responder esses questionamentos e apontar possíveis saídas para que a sua clínica odontológica mantenha a produtividade alta e equipe motivada. Afinal, saúde mental é prioridade em qualquer ambiente de trabalho.

     O que é ter saúde mental?

     Especialistas da Medicina afirmam que uma pessoa mentalmente saudável é aquela que tem o controle de suas emoções e sentimentos e os mantém em equilíbrio.

     Os seres humanos podem sentir uma variedade de emoções ao mesmo tempo, sendo elas positivas (alegria, calma ou satisfação) ou negativas (decepção, frustração e tristeza), e essas emoções são ativadas de acordo com a realidade que estamos vivenciando no momento.

     Nesse sentido, se estamos diante de um ambiente de trabalho desestimulante e desorganizado, o indivíduo começa a experienciar a sensação de sobrecarga, estresse, frustração e desânimo.

     Se uma pessoa da equipe se sente mentalmente exausta e cansada, isso já é o suficiente para que todo o rendimento do time seja reduzido, uma vez que esse indivíduo será incapaz de executar seus afazeres com a mesma agilidade e eficiência de antes.

     Portanto, priorizar uma equipe mentalmente saudável é essencial para que a qualidade do atendimento na clínica odontológica não seja comprometida.

     Como garantir a saúde mental da equipe na odontologia?

     Manter o consultório em níveis baixos de estresse tem resultados positivos na produtividade. Além disso, conversas descontraídas ao longo do dia fazem toda a diferença, bem como incentivar práticas para relaxar, como meditação.

     VocOutras práticas que costumam ajudar na promoção da saúde mental são a prática de esportes ou exercícios físicos, adotar uma alimentação cuidadosa e saudável e não subestimar momentos de lazer e descontração.

     Dicas para manter uma rotina de trabalho saudável

     O grande segredo para evitar a sobrecarga no ambiente de trabalho é contar com a organização e cooperação da equipe. Dessa maneira, adotar práticas que podem organizar a rotina de trabalho reduz significativamente as chances de excesso e acúmulo de tarefas.

     Com a adoção de medidas simples, é possível garantir uma equipe produtiva e, o mais importante, mentalmente saudável:

  • Mantenha um canal aberto para o diálogo: uma equipe que sabe como se comunicar é capaz de atingir resultados muito melhores no dia a dia e evitar que tarefas precisem de refação. Isso otimiza o tempo de todos, além de manter o ambiente sempre agradável para se trocar ideias e feedbacks;
  • Tenha um local de trabalho organizado: a organização é o principal elemento para um trabalho harmonioso e nada melhor do que um sistema de gestão para ajudar nesse critério. A papelada é um grande dificultador de um local laboral positivo e a tecnologia ajuda a promover a organização;
  • Delegue funções entre os membros da equipe: se todos sabem de suas responsabilidades diárias, é muito mais fácil realizar a gestão do consultório odontológico.
  • Faça pausas durante o dia para evitar a sobrecarga: há profissionais que negligenciam até mesmo os horários das refeições. Isso deve ser evitado, pois as pausas para relaxamento são importantes para a saúde mental, além de ajudar na organização dos afazeres.

     Gostou das nossas dicas sobre como garantir a saúde mental na odontologia? Então deixe seu comentário!


Fonte: https://www.dentaloffice.com.br/

Deixe uma resposta