Pretende abrir seu próprio Consultório Odontológico? Confira 7 dicas essenciais!

     Em ascensão, o mercado odontológico mundial deve movimentar US$ 35,7 bilhões em 2023, representando um crescimento médio anual de 5,59% desde 2018. O levantamento é da companhia irlandesa ‘Research and Markets’, importante player de pesquisa de mercado do mundo. Segundo o estudo, a alta se deve à crescente busca por cuidados e serviços de higiene bucal, aliada aos avanços tecnológicos da indústria, o envelhecimento da população e o aumento da renda.

     Você pretende abrir sua própria Clínica ou Consultório Odontológico e fazer parte desse mercado em crescimento? Então não deixe de conferir nosso post!

     Chega de inseguranças!

     Nos estágios iniciais da carreira é comum haver uma certa sensação de insegurança, principalmente na hora de abrir o próprio Consultório Odontológico. E não é para menos: administrar uma clínica requer conhecimento de finanças, mercado, organização, administração dos agendamentos e atendimento ao cliente, entre muitos outros aspectos para além dos ensinamentos passados na graduação.   

     Portanto, para facilitar as coisas, separamos 7 dicas essenciais para ajudá-lo a abrir uma Clínica Odontológica de sucesso. Confira:

     1.      Quem é seu público-alvo? O foco do seu consultório deve estar nos pacientes!

     Existem várias especialidades na área odontológica, e cada área tem um público diferente. Por isso, antes de mais nada, é necessário definir o seu campo de atuação e a partir daí buscar entender melhor o seu público-alvo.

     Assim, você deve pesquisar informações relevantes sobre o público que pretende servir, como: onde moram ou trabalham, faixa etária, faixa de renda, serviços odontológicos mais necessitados, métodos de comunicação mais usados ​​e outras informações.

     Para ter essas informações em mãos, é preciso fazer pesquisas em sua região de atuação ou mesmo utilizar os dados do Sebrae e do Conselho Regional de Odontologia (CRO) da sua área de atuação. A partir delas é possível atender os pacientes de forma personalizada e criar uma relação de proximidade e confiança. 

     2.      Defina a localização da clínica odontológica

     Ao definir a localização de seu consultório odontológico, você precisa levar em consideração as informações sobre o seu público-alvo e tentar permanecer dentro da região que seus pacientes frequentam – seja no trabalho, na residência ou em outros pontos de interesse.

     Além disso, preste atenção aos seguintes aspectos: vagas de estacionamento, áreas comerciais, fácil acesso ao consultório, níveis de segurança da comunidade, fluxo de pessoas na área e concorrência de outras clínicas odontológicas.

Abrir um Consultório Odontológico: Localização

     3.      Avalie sua concorrência

     O terceiro ponto para abrir um consultório Odontológico de sucesso é avaliar sua concorrência. Mas, antes de tudo, é importante compreender que analisar a concorrência é algo completamente distinto de simplesmente copiar e seguir o fluxo das outras clínicas sem realmente entender se isso trará retornos positivos ou não.

     Portanto, faça uma análise e liste todos os pontos positivos e negativos que você conseguiu enxergar. Com essas informações você saberá como agir: os pontos positivos servirão de inspiração, já os pontos negativos mostrarão o que deve ser melhorado e, quem sabe, se tornar um diferencial. Mas lembre-se: Até o que é bom pode melhorar!

     4.      Calcule o investimento que será feito e faça um bom planejamento

     O valor do investimento dependerá de vários fatores, como a localização do consultório, o tamanho do ponto comercial, a estrutura interna e os equipamentos que serão usados.

     Faça um levantamento levando em conta todos esses pontos e planeje tudo de acordo com seu orçamento!

     IMPORTANTE: antes de alugar uma sala comercial e começar a montar sua clínica, é válido conferir o Manual de Serviços Odontológicos determinado pela Anvisa para se certificar que tudo está de acordo com as regulamentações.

     5.      Avalie a experiência que você deseja oferecer

     Pra prestar um atendimento de excelência, é preciso ficar atento a experiência que você irá oferecer aos seus clientes. Tente oferecer um ambiente agradável, bem iluminado, disponibilize água fresca, poltronas confortáveis e acesso a banheiro.

     Além disso, um diferencial muito valorizado atualmente pelos pacientes é acesso à internet durante o tempo de espera!

     6.      Para abrir uma Clínica Odontológica de sucesso, implemente um bom plano de Marketing Digital

     O Marketing Digital é responsável pela divulgação da clínica e pela captação de novos pacientes, portanto, implemente um bom plano de Marketing Digital em sua clínica.

     Nesse sentido, suas campanhas devem ser elaboradas e segmentadas para seu público alvo, a fim de que você atinja o máximo de pessoas em potencial. Já quanto suas postagens nas redes sociais, devem ser interessantes e relevantes, afim de que você conquiste autoridade em sua região, atraia mais clientes e aumente o engajamento com seu público.

     7.      Acompanhe tudo que há de novo no mercado

     Uma característica comum de todos os Cirurgiões-dentistas que atingem a excelência é acompanhar tudo o que há de novo no mercado, que se atualizam com a finalidade de oferecer tratamentos mais eficientes e seguros, que sejam menos trabalhosos e custosos. Tudo isso é possível através de cursos de especialização e de aperfeiçoamento.

     Permita que seu consultório odontológico obtenha sucesso, estabilidade e competitividade! Conheça nossos cursos e obtenha mais qualidade em seu trabalho.

     Conheça melhor o Instituto Marcelo Pedreira!

     O Instituto Marcelo Pedreira oferta cursos de especialização e de aperfeiçoamento de alta qualidade para que você seja diferenciado na odontologia.

     Com técnicas e métodos inovadores de ensino, os alunos norteiam seus horizontes e fortalecem seus laços com a profissão. Não deixe de conhecer nossos cursos!

Deixe uma resposta