Mini-implantes: essenciais na Ortodontia moderna!

O surgimento dos Mini-implantes possibilitou a obtenção de resultados mais eficazes, previsíveis e assertivos nos tratamentos ortodônticos, se tornando essenciais na Ortodontia moderna.

Ancoragem, uma dificuldade histórica na Ortodontia

Ancoragem é um termo utilizado em Ortodontia para designar a unidade que se contrapõe ao dente ou grupo de dentes a ser movimentado.

Obedece à famosa terceira lei de Newton:” A toda ação, corresponde uma reação igual e em sentido contrário”.

Pois até poucos anos atrás, a ancoragem era motivo de pesadelos para os Ortodontistas. Ancorar dentes que não queriam se movimentar exigia um arsenal de aparelhos, muitas vezes de difícil instalação e aceitação por parte dos pacientes, como barra transpalatina etc, e mesmo assim muitas vezes bons resultados não eram obtidos.

Conheça o curso de Mini-Implantes do Instituto Marcelo Pedreira e alavanque sua carreira.

Mini-implantes, a revolução

O surgimento dos mini-implantes, também conhecidos como DAT’s ( dispositivos de ancoragem transitórios) ou MPO’s (mini-parafusos ortodônticos) permitiu, de  forma simples e muito eficiente, se conseguir ancoragem absoluta, pois o apoio para movimentação dos dentes passou a ser em osso (estático)e não mais em outros dentes .

Existem diversas indicações para o emprego dos mini-implantes em movimentações dentais que antes eram difíceis de se conseguir, como intrusões ou relações em massa, que passaram a ter maior previsibilidade de resultados. Até mesmo disjunções palatinas em pacientes cuja idade não mais permitiria o uso de disjuntores convencionais tem sido realizadas com bastante sucesso, quando apoiadas em mini-implantes.

É impensável a não utilização de mini-implantes de forma rotineira pelo Ortodontista moderno. Seus benefícios, facilidade de instalação e remoção, baixo custo e principalmente, sua contribuição para resultados mais eficazes e previsíveis nos tratamentos ortodônticos tornou os mini-implantes uma das maiores (R)evoluções da história da Ortodontia.

Conheça melhor o curso Mini-Implante Ortodôntico

Venha conhecer um método eficiente de ancoragem óssea, que irá auxiliar você, Ortodontista, nas várias etapas do tratamento ortodôntico. Conheça melhor o curso Mini-Implantes Ortodôntico clicando aqui!

Esse conteúdo foi escrito pelo renomado professor Augusto, que leciona no Instituto Marcelo Pedreira.

Esse post foi criado pelo Professor:

Augusto Iunes

Professor do Instituto Marcelo Pedreira

Deixe uma resposta