Gestão eficiente no consultório odontológico: Saiba implementar

Para conquistar credibilidade e manter a competitividade no mercado de trabalho, é fundamental uma gestão eficiente no consultório odontológico.

Gestão é o controle de processos aplicados dentro de uma empresa, que possui a finalidade de alcançar as metas e objetivos que foram previamente estipulados. O consultório odontológico também é uma empresa, e é preciso um bom retorno financeiro para manter a estabilidade e conquistar destaque na profissão.

Um consultório necessita de uma estrutura física e planejamentos estratégicos muito bem projetados. Confira dicas e estratégias preparadas por nós do Instituto Marcelo Pedreira, e implemente uma gestão eficiente de forma descomplicada em seu consultório odontológico.

 

Conheça o papel do gestor no consultório odontológico

Primeiramente, é preciso conhecer o papel de um gestor. O gestor é uma pessoa que não apenas administra o consultório odontológico, como também atua como um incentivador e influenciador de toda a equipe. Nesse sentido, o gestor deve atuar como um líder, estimulando potenciais competências e habilidades para que todos desempenham suas tarefas da melhor forma possível.

Para uma gestão eficiente no consultório odontológico, também é preciso conhecimento de mercado, ficar atento a concorrência, a tendências e inovações da área, e conhecer as preferencias, hábitos e comportamentos do público alvo.

Sendo assim, uma boa gestão não significa somente o controle financeiro ou estoque de insumos, é preciso também manter a liderança e o espírito empreendedor, aproveitando todas as oportunidades visando o crescimento da clínica.

Com uma gestão eficiente é possível:

  • Ter controle financeiro;
  • Saber de maneira assertiva se o consultório está trazendo lucros ou prejuízos;
  • Saber se há desperdícios de insumos ou de tempo;
  • Ajustar melhor o horário de atendimento;
  • Saber se é necessário a mudança de algum processo;
  • Entre outros fatores.

Mas afinal, como ter uma gestão eficiente no consultório odontológico?

Para implementar uma gestão eficiente em seu consultório odontológico, é preciso se atentar a diversos aspectos e observar quais são os pontos fortes do consultório e o que precisa melhorar para que se atinja o sucesso.

Todos os processos são interdependentes e essenciais, pois ajudam a evitar erros, ter visibilidade, manter a competitividade perante o mercado e conquistar a confiança dos pacientes. Sendo assim, confira a seguir algumas medidas que devem ser implementadas para garantir o bom funcionamento e andamento dos processos de seu consultório.

Tenha total controle das finanças

É fundamental ter total controle das finanças e saber precisamente quais são os gastos e os valores de entrada, pois somente assim é possível saber qual é a verdadeira situação financeira da clínica.

Portanto, saiba quais são seus gastos fixos (aluguel, internet, água, folha de pagamento, energia elétrica, sua própria renda, etc.) e os gastos variáveis (insumos, cursos, equipamentos novos, reformas, etc.), e confronte a soma desses valores com seus ganhos. Não cometa o erro de misturas suas finanças pessoais com as da empresa!

Para tanto, existem softwares de gestão financeira que facilitam a obtenção de relatórios assertivos e minimizam as chances de erro.

Exerça um bom papel de gestor de pessoas

Seja um bom líder em seu consultório odontológico, motivando e incentivando toda sua equipe, seja seus colegas da mesma profissão, a atendente do consultório e até mesmo a pessoa responsável pela limpeza, pois seu negócio depende de cada um deles!

Para tanto, seja ético e profissional, tenha empatia, coerência, diplomacia e faça o possível para manter um ambiente de trabalho amigável.

Ofereça um serviço de qualidade

Quando um serviço de qualidade é prestado, as pessoas tendem a voltar e a fazer indicações para amigos e pessoas conhecidas, dando preferencia a fazerem novos tratamentos em sua clínica.

É exatamente por isso que você deve gerir bem sua equipe. Isso garante a qualidade do serviço prestado, desde o primeiro contado que o paciente teve, o atendimento durante a consulta, a realização de procedimentos e até mesmo o contato mantido após o tratamento ser realizado.

Sem dúvida, isso garante a fidelização de pacientes e uma gestão eficiente no consultório odontológico.

Implemente um bom plano de Marketing Digital

O Marketing Digital é responsável pela divulgação da clínica e pela captação de novos pacientes, portanto, implemente um bom plano de Marketing Digital em sua clínica.

Nesse sentido, suas campanhas devem ser elaboradas e segmentadas para seu público alvo, a fim de que você atinja o máximo de pessoas em potencial. Já quanto suas postagens nas redes sociais, devem ser interessantes e relevantes, afim de que você conquiste autoridade em sua região, atraia mais clientes e aumente o engajamento com seu público.

Uma característica fundamental para os gestores e demais cirurgiões-dentistas é acompanhar tudo o que há de novo no mercado, atualizando-se com a finalidade de oferecer tratamentos mais eficientes e seguros, que sejam menos trabalhosos e custosos. Tudo isso é possível através de cursos de especialização e de aperfeiçoamento.

Permita que seu consultório odontológico obtenha sucesso, estabilidade e competitividade! Conheça nossos cursos e obtenha mais qualidade em seu trabalho.

Deixe uma resposta