Gestão de tempo no consultório odontológico: Implemente e atinja o sucesso!

     Seu cotidiano é tão corrido que você já desejou que seu dia fosse mais longo para conseguir concluir todos seus afazeres? Sabemos que o tempo gasto entre os atendimentos, os estudos, a gestão da clínica e as demais tarefas do dia a dia podem ser desafiadoras, mas com uma boa gestão de tempo no consultório odontológico é possível fazer uma organização saudável e equilibrada.

     O objetivo de uma gestão de tempo eficiente é que você possa concluir todos os seus afazeres sem correria ou estresse, de maneira que ainda sobre tempo para relaxar e curtir a família. Confira a seguir algumas dicas que separamos exclusivamente para você:

     Planeje seus horários

     É importante que você tenha uma média de quanto tempo irá gastar em cada uma de suas tarefas, desde a realização dos atendimentos odontológicos até os lançamentos das informações de seus pacientes.

     É importante que você planeje seus horários sempre contando com um tempo-extra por procedimento!

     Desta forma, se o tempo-extra não for necessário para o atendimento em andamento, você pode utiliza-lo para outras atividades essenciais, como preencher o formulário, responder e-mails ou fazer uma ligação importante. Além disso, o tempo-extra pode ser utilizado para atendimentos de urgência ou emergência que surgem eventualmente.

     Faça o mais importante primeiro

     Em meio a tantas tarefas a serem realizadas, é importante que você faça a mais importante delas primeiro. Isso evita a ansiedade causada pela sensação de que não sobrará tempo para cumpri-la, e consequentemente, você consegue focar melhor nas demais tarefas do dia.

     Se atualize

     Uma das melhores formas de fazer uma gestão de tempo eficiente no consultório odontológico é se atualizando!

     Portanto, fique atento às novidades sobre equipamentos, materiais e técnicas. Afinal pequenas modificações nos procedimentos que você executa já podem diminuir bastante o tempo gasto com  eles.

     Evite atrasos

     De nada adianta ter um dia bem planejado, se na hora de executá-los houver atrasos! Isso porque, o atraso em uma atividade pode desencadear problemas nas outras.

     Então, para conseguir manter seu planejamento, busque sempre ser o mais pontual possível. Ser pontual não ajuda apenas no cumprimento das tarefas, mas também na satisfação e fidelização dos pacientes – afinal, ninguém gosta de atrasos.

     Mantenha seu consultório bem organizado

     Sem dúvida, manter o consultório odontológico bem organizado pode contribuir na gestão de tempo. Isso porque, se você manter os prontuários organizados, os materiais no lugar correto, a agenda sempre atualizada, entre outros, atrasos no atendimento serão evitados.

     Separe um tempo para descansar, para o lazer e para a família

     No seu planejamento diário, também é válido separar horas para o descanso, para o lazer e para curtir a família, afinal, isso é fundamental para a saúde de qualquer indivíduo.

     E, além disso, se tiver um tempo separado para o lazer e para o descanso, você estará muito mais disposto na hora de realizar atividades do trabalho.

Deixe uma resposta