Como está o mercado de trabalho para a Odontologia? Descubra!

     O mercado de trabalho para odontologia nunca fica estagnado.

     Atualmente, é umas das profissões que mais se destaca no mercado de trabalho — e isso vale tanto para quem está se formando quanto para quem já é formado —No entanto, ter uma especialização é uma dica fundamental, agrega muito valor à carreira do dentista.

     Pois, segundo o Conselho Federal de Odontologia, existem mais de 270 mil dentistas no Brasil. Portanto ter uma especialização faz com que você esteja sempre a um passo à frente.
Temos aqui algumas dicas de como você pode iniciar sua carreira como um dentista:

     Consultório Particular

     Se optar por trabalhar por conta própria, o dentista pode abrir um consultório próprio, atuando como autônomo e montará sua clínica, abrindo uma empresa. Dessa forma, há uma possibilidade bem maior de obter bons retornos financeiros, o que depende da capacidade de atendimento e gestão do dentista, portanto exige um mínimo conhecimento de finanças. Além disso, fazer os próprios horários é um outro forte atrativo para os profissionais.

     Empregos públicos

     Um emprego público é uma excelente oportunidade para os dentistas recém-formados, como também para os que almejam ter mais estabilidade e segurança no emprego e na carreira em si.

     No setor público, há oportunidades no Sistema único de Saúde (SUS), em programas Federais, como o Brasil Sorridente, nas secretarias estaduais da saúde, e também nos postos de saúde e nas prefeituras. 

mercado de trabalho para a Odontologia

     Como anda o mercado de trabalho da Odontologia? 

     Considerada uma das melhores profissões na área da saúde, a Odontologia tem bastante destaque! Isso é reflexo de diversos fatores, como:

  • Conscientização maior da população acerca da importância dos cuidados preventivos de saúde bucal. Assim, muita gente passa a se preocupar com a prevenção, realizando as consultas regulares com o dentista;
  • Desenvolvimento tecnológico na área, o que aumentou a variedade de tratamentos, propiciando procedimentos rápidos, mais confortáveis para o paciente e com resultados melhores;
  • Aumento da procura, por homens e mulheres, por tratamentos estéticos para ter um sorriso bonito e um rosto mais harmônico. Com isso, os dentistas que trabalham com aparelhos ortodônticos, implantes dentários, facetas de porcelana e lentes de contato dental conseguem uma boa demanda de pacientes.

     Atenção!

     Se você busca saber algumas informações sobre odontologia, entenda que o dentista é o profissional Responsável por diversas atividades envolvendo saúde bucal e estética. Portanto, suas responsabilidades podem variar de profissão para profissão, incluindo: avaliação oral para fazer um diagnóstico, realização de exames de imagem, como radiografias, limpeza dos dentes (chamada prevenção),aplicação de flúor, ​​raspagem da placa bacteriana e tártaro, planejamento do tratamento; Realização de cirurgia,  extração de dentes, restauração e obturação dentária, instalação de próteses e implantes; orientação sobre cuidados de saúde bucal, como escovar os dentes corretamente.

     Como se destacar no mercado de Odontologia?

     Se encantou em saber como o mercado de Odontologia é bacana? Então, como se destacar e conseguir brilhar ainda mais na carreira? Confira as nossas dicas!

     O importante de  desenvolver competências ligadas ao comportamento, como: empatia para oferecer um tratamento humanizado aos pacientes; boa comunicação; trabalho em equipe; capacidade de concentração para trabalhar com estruturas e materiais de dimensões pequenas; flexibilidade para atender diferentes casos clínicos.

     Por fim, para construir uma carreira ascendente na área, é fundamental se manter atualizado. Realize cursos complementares, participe de eventos e acompanhe as publicações da sua especialidade. A Odontologia é um setor dinâmico; assim, novas técnicas e equipamentos surgem a todo momento. Para não ficar para trás e atrair mais pacientes, o profissional deve acompanhar essas novidades, mantenha-se atualizado sempre!

     Venha conhecer os cursos do Instituto Marcelo Pedreira e impulsionar a sua carreira!  

     Uma das áreas da odontologia que mais se destaca atualmente no mercado é a implantodontia e a Ortodontia. Saiba mais sobre essas áreas em nosso post- Ortodontia e implantodontia: 5 motivos para se investir em curso

Deixe uma resposta