Cirurgiões-dentistas: Superem a crise econômica com dicas exclusivas!

Devido a pandemia do novo coronavírus, os cirurgiões-dentistas também estão passando por uma crise econômica.

Para atravessar a crise é preciso cuidar da gestão do consultório odontológico, pois uma gestão eficiente gera credibilidade e competitividade perante o mercado. Veja algumas formas de aperfeiçoar a gestão de seu consultório!

Faça reuniões com sua equipe

Se você trabalha em equipe, o ideal é fazer reuniões online para discutir as necessidades da clínica. Dessa forma, é possível tomar atitudes realistas que podem ajudar a superar a crise financeira assim que a pandemia acabar.

Lembre-se, é preciso muito comprometimento e desempenho para ter os resultados esperados. Veja abaixo algumas mudanças que podem ser planejadas e implementadas assim que suas atividades voltarem ao normal:

Controle financeiro

É preciso ter um controle financeiro, portanto, faça uma planilha eletrônica ou um controle por escrito no papel. Assim fica mais fácil visualizar o andamento das finanças e mensurar todos os gastos fixos e variáveis da clínica, tais como água, energia, materiais de limpeza e demais materiais essenciais para a realização de seu trabalho, e busque sempre economizar.

Classifique quais são seus custos essenciais e elimine ou reduza os gastos inerentes.

Acredite, economias simples como a troca de lâmpadas comuns por econômicas, reduzir o uso da água da cadeira de atendimento e confirmar as consultas por meio de algum aplicativo de mensagem faz diferença no fim do mês, e te ajudará a passar por esse momento difícil.

Também é possível economizar buscando insumos e equipamentos alternativos que demandem menores custos, desde que essa economia não atrapalhe a qualidade desejada.

 

Planeja ações para aumentar sua receita

Após fazer o controle financeiro, é possível identificar possibilidades de reduzir as despesas, e também ajuda a criar ações para aumentar a receita ou pelo menos mantê-la, evitando momentos ainda mais difíceis.

Crises econômicas são sempre desafiadoras, mas criar um plano B visando o aumento da receita ajuda a equilibrar as contas.

Saiba negociar

Sempre que realizar uma compra, tente negociar um melhor preço. Algumas formas de se fazer isso é mudando a forma de pagamento, conversando com o vendedor ou reunindo colegas para comprar em maiores quantidades e conseguir melhores preços.

Também é preciso ficar atento ao seu estoque! É preciso saber quais são os produtos mais usados e assim evitar um dinheiro parado no estoque.

Atenção voltada aos clientes

Independentemente se você trabalha sozinho ou em equipe, toda a atenção deve ser voltada ao cliente, portanto, sempre peça Feedbacks.

Com os Feedbacks também é possível identificar alguns pontos, tais como se água disponível está em uma temperatura agradável, se o ambiente de espera é confortável, entre outros. Assim, é possível fazer melhorias buscando uma maior satisfação e fidelização dos clientes.

Cirurgiões-dentistas: Superem a crise econômica com dicas exclusivas!

Supere a queda do número de pacientes

O orçamento das famílias também está sendo prejudicado pela crise, e é preciso superar a queda do número de pacientes.

Uma ótima alternativa é aproveitar esse tempo ocioso para investir em atualização e aperfeiçoamento profissional, gerando uma maior credibilidade e competitividade perante o mercado. Assim é possível oferecer novos benefícios e aumentar a oferta de valor de seus procedimentos.

Ah, e não se esqueça de utilizar o Marketing! É preciso ter canais de comunicação para conseguir novos pacientes ou mesmo manter os atuais.

Nós, do Instituto Marcelo Pedreira, queremos te ajudar

As crises econômicas sempre vão existir, e nós queremos ajudar você, cirurgião-dentista a superar cada uma delas!

Conheça nossos cursos e invista em seu aperfeiçoamento profissional, pois conhecimentos novos permitem um maior reconhecimento no mercado e ajuda na aquisição de novos pacientes.

Deixe uma resposta