A importância de um BOM planejamento ortodôntico

     Sem dúvida alguma, um bom planejamento ortodôntico é a parte mais importante do trabalho de um Ortodontista, afinal, é nessa etapa que o profissional vai reunir todas as informações sobre o diagnóstico do problema, como serão os procedimentos para o alinhamento dentário, os objetivos do tratamento, a previsão de tempo necessário para a correção das maloclusões dentárias e quais serão as melhores opções de aparelhos para o uso do paciente.

     Caso você esteja iniciando sua carreira na odontologia, é preciso ter em mente que a prática odontológica não é uma tarefa fácil. Portanto, se você deseja ofertar o melhor tratamento possível para seus pacientes, não deixe de conferir nosso post na íntegra!

importância de um bom planejamento ortodôntico

     Conheça o passo a passo para um bom tratamento ortodôntico

     Podemos considerar a anamnese o ponto inicial no processo de diagnóstico, pois através dela é feito um levantamento de dados a respeito de hábitos, saúde geral, bucal e um histórico de hereditariedade.

     Depois desse processo, é necessário fazer exames: os exames físicos e clínicos são necessários para examinar as proporções da face, as condições reais da saúde e a higiene bucal, bem como avaliar a atividade muscular durante a deglutição, a respiração e a fonação.

     Neste momento, é necessário explicar detalhadamente as alterações de normalidade ao paciente. Igualmente, falar da relevância dos exames radiográficos, tais como radiografia panorâmica, teleradiografia, modelos de estudo em gesso, fotografias intra e extra bucais, laudos e análises cefalométricas.

     Sem dúvida alguma, a visão ampla e profunda dos exames físicos e clínicos irão ser a chave principal para fazer um planejamento ortodôntico assertivo do caso, permitindo ao profissional classificar com precisão o tipo de má oclusão, discrepâncias cefalométricas e as disfunções de crescimento e desenvolvimento da face.

     Nessa hora o Ortodontista determina as opções de tratamento, os tipos de aparelhos ortodônticos que poderão ser indicados e se há necessidade de extrações dentarias ou até mesmo outros tipos de cirurgias. Mas lembre-se é fundamentalmente deixar o paciente ciente de tudo o que ocorrerá durante o tratamento para que não haja surpresas inesperadas!

     A prática odontológica não é uma tarefa fácil!

     Como vimos acima, a prática odontológica não é uma tarefa fácil. Se você quer iniciar ou iniciou recentemente a prática odontológica e precisa de orientação para sentir segurança, se já atua a um certo tempo no mercado, mas se sente ultrapassado ou não possui segurança nos procedimentos ou se você possui experiência, qualificação e segurança em qualquer procedimento, mas não quer ficar desatualizado, é necessário investir em uma capacitação!

     Conheça o curso: Módulos de Imersão em Ortodontia

     No nosso curso: Módulos de Imersão em Ortodontia, você aprenderá a realizar um BOM planejamento ortodôntico! Saiba Mais:

     O Módulo de Imersão em Ortodontia é um curso tradicional de imersão ministrado há 30 anos no Instituto Marcelo Pedreira. Esse curso alterna aulas teóricas e práticas em Typodont, proporcionando segurança ao aluno que deseja iniciar-se na Ortodontia em um modelo EXCLUSIVO.

     Conheça os principais assuntos abordados neste curso:

  • DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO ORTODÔNTICO
  • BIOTIPOLOGIA
  • TÉCNICAS DE ROTH SIMPLIFICADO SLOT LIVRE E SISTEMA BIDIMENSIONAL
  • CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
  • CEFALOMETRIA USP/UNICAMP
  • EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA
  • TÉCNICAS ORTOPÉDICAS FUNCIONAIS
  • TRACIONAMENTO DE CANINOS
  • ANCORAGEM E MINI-IMPLANTES
  • APM
  • CURSOR
  • MÁSCARA FACIAL E CASUÍSTICA DAS TÉCNICAS APRESENTADAS

     Não perca mais tempo e venha ter o conhecimento necessário para começar a planejar seus casos!  Clique aqui e conheça melhor o curso.


Baseado em: https://blog.dentalspeed.com/especialidades/etapas-para-um-tratamento-ortodontico-de-sucesso/

Deixe uma resposta