2 estratégias incríveis que vão melhorar os processos em seu consultório odontológico

Conheça duas estratégias incríveis que vão melhorar os processos em seu consultório odontológico. Essas estratégias se dão por meio de ferramentas de gestão que diminuem consideravelmente as chances de erros que poderiam causar impactos negativos em sua clínica.

Em nosso post Gestão eficiente no consultório odontológico: Saiba implementar- mencionamos que todos os processos são interdependentes e essenciais, pois eles ajudam a evitar erros, ter visibilidade, manter a competitividade perante o mercado e conquistar a confiança dos pacientes. Se você quer saber quais medidas devem ser implementadas para garantir o bom funcionamento e andamento dos processos de seu consultório, clique aqui para ler o post completo.

Mas afinal, quais são as principais ferramentas de gestão?

Confira a seguir duas ferramentas que foram desenvolvidas com a finalidade de facilitar a gestão de grandes empresas, e que podem ajudar você na administração de seu consultório odontológico.

Análise de Swot

Muitos consultórios, clinicas odontológicas e demais negócios deixam de crescer por falta de uma visão estratégica completa sobre o ambiente em que estão inseridos.

A Análise de Swot, ou traduzindo, a Análise Fofa, é uma análise objetiva e realista que pondera as ForçasFraquezasOportunidades e Ameaças de seu negócio. Em alguns casos, essa análise pode levar dias para ser produzida, mas é de extrema importância para momentos de crise, pois possibilita a identificação de vários fatores que podem ajudar seu consultório a superar os problemas.

Entre seus principais benefícios, podemos destacar dois:

Primeiro: Melhoria do conhecimento sobre o negócio, auxiliando no conhecimento de características do negócio que podem não ser óbvias. Segundo: Melhoria da visão sobre o mercado que atua, visão essa que pode ser vital para a sustentabilidade da empresa.

A Análise Swot é dividida em ambiente externo e interno:

Ambiente Interno

Forças e Fraquezas. São fatores que podemos controlar diretamente através da gestão.

As informações sobre o ambiente interno podem ser obtidas ouvindo as opiniões e Feedbacks dos pacientes, e é preciso considerar o que eles têm a dizer sobre os serviços prestados e a imagem do consultório. A partir daí, faça uma lista de forças e fraquezas percebidas.

Ambiente Externo

Oportunidades e Ameaças. São fatores que não podemos controlar, mas o seu entendimento é essencial para planejar as estratégias do negócio.

As informações sobre o ambiente externo podem ser obtidas através de fontes do seu setor de atuação, seja jornais, revistas, pesquisas, entre outros. A partir daí, faça uma lista de oportunidades e ameaças.

Matriz Swot

Com base na matriz Swot, é possível definir ações estratégicas e objetivos de acordo com a realidade do negócio, possibilitando o aproveitamento das forças para que as fraquezas não interfiram negativamente em sua clínica.

No caso das fraquezas, essa análise oferece uma visão realista do que ainda precisa ser melhorado para minimizar as falhas e erros, além de promover a superação de limites.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta completa e eficiente. Trata-se de um método gerencial para melhoria de processos e solução de problemas, sendo a base da chamada melhoria contínua. Esse método pode ser usado em qualquer tipo de organização.

Mas afinal, o que significa PDCA e como implementá-la?

Plan (Planejar)

Nessa primeira etapa do ciclo é definido os problemas que queremos solucionar, e os objetivos que queremos alcançar. Pode ser algum problema já conhecido, como alguma reclamação recorrente de pacientes, ou um objetivo novo, como aumentar o número de pacientes do consultório, por exemplo.

Essa etapa é a mais importante do ciclo. Ao fim dessa etapa, é preciso ter um plano de ação bem definido e com metas claras a serem alcançadas.

Do (Executar)

Nessa etapa, é a hora de executar o plano de ação definido no planejamento. Não devemos partir para a execução sem um plano de ação suficientemente bom!

Check (Verificar)

Após todos os itens do plano de ação terem sido finalizados, é fundamental medir os seus resultados em relação as metas que foram definidas. Assim é possível verificar o quão eficaz foram o planejamento e a execução.

Act (Agir)

Após conhecer os resultados atingidos, e caso tenham sido satisfatórios, é preciso padronizar o que foi construído para que o trabalho não se perca e seja necessário corrigir os mesmos problemas novamente.

Caso os objetivos não tenham sido atingidos, é preciso uma nova análise para descobrir as causas do não atingimento, que pode ter se dado por um plano de ação mal elaborado ou problemas na execução.

Não se esqueça de que seu consultório ou clínica odontológica é uma empresa e fique atento a sua gestão, a fim de que alcance destaque profissional e credibilidade perante os concorrentes.

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